Parto Natural Humanizado pelo SUS



Nome da mamãe: Deise
Nome do bebe: Adriel
Tipo de parto: Natural, humanizado sem intervenções
Maternidade: Casa de Parto de Sapopemba 


Dois dias antes do parto (26/01) sentia cólicas irregulares e fracas, acordava de uma em uma hora para fazer o "sagrado" xixizinho, até aí tranquilo, porque a previsão para o parto era 08/02, pensei que fosse apenas meu corpo se preparando (e de fato estava).
Então chegou dia 28/01(Sábado) segui sentindo as mesmas cólicas, porém estavam mais frequentes, não me preocupei em contar os intervalos porque estavam muito suportáveis ( podem acreditar ). Comentei com meu esposo que percebia quando as contrações chegavam, ele prontamente ligou para sua mãe, tia, meu cunhado desesperado dizendo que eu ganharia naquele dia. Eu, no entanto, estava bem tranquila e pensando
" Imagina, eu ganhar o neném hoje, essas dores não são contrações "
Mesmo assim, meu esposo providenciou carro, chamou meu cunhado que venho correndo da Vila Maria para nos levar para a Casa de Parto de Sapopemba. 
Vendo aquela agitação toda, fui escondida para o quintal ligar para a Casa de parto, quem atendeu foi a Enfermeira Larissa (um amor, sempre), disse a ela das dores e que estava indo pra lá pela ansiedade da família, que não ia dar em nada, ela muita amorosa disse para eu ir sim, porém tranquila, sem pressa, que iria fazer o exame em mim e no bebê. 
Enquanto isso a minha prima contava os intervalos das contrações, estavam de 5 em 5 minutos, quando de repente senti uma dor um pouco mais forte (suportável) e a bolsa rompeu na minha mão.... gritei
 " Minha bolsa estorou
Todos se agitaram, lembro da minha sogra dizendo 
" Agora nasce!! "
Por incrível que pareça meu cunhado chegou em 2 minutos, com o carro para nos levar, aí as dores começaram a ficar mais fortes e frequentes, desci as escadas com calma e fui entrando no carro. O percurso foi de 40 minutos, cada farol, transito, era uma tortura pra mim, e eles ainda pararam duas vezes, para pedir informação.
Já não estava aguentando mais!
Quando chegamos sentia vontade de vomitar e fazer xixi, fui direto para um dos quartos, a auxiliar veio me amparar e disse a ela que queria fazer xixi, ela me levou até o banheiro e perguntou se queria água ou comer alguma coisa. 
Eu só queria ganhar meu bebe! 
Então a enfermeira Larissa veio me examinar, mas já estava sentada na privada e disse a ela que queria fazer xixi, ela disse que tudo bem, mas nessa hora, não veio nenhuma vontade de fazer xixi, e sim uma força de ganhar o bebê. Logo ela me examinou e admirada disse 
" Você está com DILATAÇÃO TOTAL, você ligou pra mim e disse que as dores eram suportáveis?!! Nossa menina, você nasceu pra parir, parabéns! " 
Minha entrada na Casa de Parto foi as 16h, meu bebê nasceu 16h30. Foi a melhor experiência da minha vida, hoje me sinto forte, segura e muito feliz.
O Adriel é lindo, nasceu com 3.085 kg e 48 cm, não tive nenhuma intervenção.
O atendimento na Casa de parto é maravilhoso, respeitoso e muito amável.


2 comments:

Ana Célia Cruz said...

Que legal ler um relato de parto como esse! Chegou a hora, nasceu! Simples assim... rsrs Parabéns à mamãe!

Anonymous said...

TB tive a minha primeira filha de parto natural na casa de parto David caspitrano filho. Queria saber se o 2°provavelmente nascera com o mesmo tempo de semanas da outra?? Obrigado.

Post a Comment