Parto Normal, com Anestesia e Fórceps




Nome da mamãe: Elizabeth
Tipo de parto: Normal, com anestesia e fórceps
Idade Gestacional: 38 semanas
Cidade: São Paulo - SP
Maternidade: Hospital São Luiz Itaim



Meu nome é Elizabeth e tive dois partos normais, com quase 10 anos de diferença entre um e outro, e segundo a médica, após 10 anos o corpo se "reprograma" e é como se fosse seu primeiro parto.

Durante todo o pré natal de minha primeira filha em 2002 tive a convicção de que faria uma cesárea. No entanto, exatamente uma semana antes da data marcada, com 38 semanas de gestação, acordei às 5:00 da manhã para ir ao banheiro e ouvi um "ploc" indolor, como se algo tivesse estourado e uma água clara escorreu pelas minhas pernas. Era a bolsa que havia estourado. Acordei meu marido, fui ao banheiro, tomei um banho e às 06:00 da manhã saímos de casa, até então eu só sentia uma leve cólica. Liguei para o médico nesta hora.
Quando chegamos à maternidade São Luiz Itaim as dores aumentaram. Estava com 3 centímetros de dilatação, fui colocada em uma sala pré parto, separada por baias, onde mulheres estavam sendo medicadas para cesárea. Pensei que eu seria preparada para a minha cesárea também, me colocaram no soro e as dores foram aumentando mais e mais. Eu não tinha me preparado para enfrentar uma dor de parto, tinha 24 anos na época e nenhuma experiência, fui entrando em desespero, para piorar a situação me disseram que meu médico disse estar ocupado e que demoraria a vir e que eles nada poderiam fazer. Me desesperei. Urrava de dor. Implorei por um exame para ver como estava minha dilatação e a enfermeira se assustou: já estava com quase 10 centímetros! Eu queria levantar, queria andar, queria ir ao banheiro, a enfermeira e meu marido me segurando em cima da maca (ele tadinho, era tão inexperiente como eu e estava quase tão assustado quanto eu).
Só então vieram correndo com um papel para meu marido assinar dizendo que autorizava o parto com um médico plantonista.
Quando cheguei na sala de parto já estava com 10 centímetros de dilatação. Tomei a peridural. Viram que a bebê estava em sofrimento, com falta de oxigenação e usaram o fórceps para tirá-la. Assim que ela nasceu foi intubada e levada direto para a UTI neonatal, meu marido que me deu a notícia. Estava arrasado. Minha primeira bebê nasceu no dia 10/10/2002 às 09:45 da manhã e só me deixaram vê-la às 22:30 da noite após familiares brigarem com Deus e o mundo pois eu só chorava e achava que todos estavam mentindo para mim, achava que havia acontecido algo muito sério com a bebê e ninguém queria me contar.
Tivemos alta juntas após 4 dias e hoje é uma linda e saudável menina de quase 10 aninhos!

Após este primeiro parto normal, da minha filha mais velha, jurava não querer nunca mais um parto normal. Mas hoje tenho ciência de que naquela época fui muito mal assistida pelo meu médico e pelo hospital e também não havia me preparado, não tinha lido nada sobre parto normal, nem estava pronta psicologicamente. A maternidade São Luiz SP Itaim não tinha naquela época profissionais habilitadas para auxiliar em um parto normal, tive um péssimo atendimento (não sei se hoje mudou). Senti muita dor e achava que havia algo errado. Tive inclusive depressão pós parto e acho que um dos fatores desencadeadores foi um parto traumático.




Obs.: Este relato sera dividido em dois posts diferentes, por serem dois partos diferentes :)

0 comments:

Post a Comment