Parto Normal com Anestesia

*Segunda parte do relato da mamãe Elizabeth


Nome da mamãe: Elizabeth
Tipo de parto: Normal, com anestesia
Idade Gestacional: 37 semanas
Cidade: São Paulo - SP
Maternidade: Hospital Santa Joana


Quase 10 anos depois, me vi grávida novamente, e com um agravante: havia me submetido a uma cirurgia bariátrica (redução de estômago) em 2009.
Em março/2012 tive minha segunda filha, também de parto normal, mas desta vez havia lido MUITO sobre este tipo de parto, testado respirações e posições, assistido diversas vezes programas sobre parto normal no canal Discovery Home Health. 
Um dia antes de completar 37 semanas de gestação estava meio sem apetite, vomitei, tive piriri, mas não desconfiei que era meu corpo se preparando para o parto pois achei cedo demais para entrar em trabalho de parto. A noite tive contrações indolores de Braxton Hicks um pouco mais fortes. Jantei leve e fui dormir. Às 02:30 acordei com uma dor um pouco mais forte, mas suportável. Acordei meu marido, ele fez uma massagem nas minhas costas, mas não passou. Ele dormiu e resolvi ir tomar um banho quentinho. Foi lá que percebi que estava em trabalho de parto ao contar o tempo entre as contrações. Passei a madrugada tendo contrações, sabia que havia chegado a hora, mas estava em paz, sentia que estava tudo bem, e não queria acordar minha filha mais velha e sair de madrugada. A cada contração ficava na posição de cócoras respirando profundamente e a dor melhorava. Fiquei caminhando pelo apartamento, tirei lixo do banheiro e da cozinha, afinal, queria deixar tudo em ordem. Coloquei água e ração para nossa cachorrinha, coloquei as malas e lembrancinhas de maternidade na mesa da sala, enfim, fui organizando tudo o que podia. Às 06:00 acordei meu marido chorando, dizendo que estava ficando insuportável. Às 06:30 minha filha de 9 anos acordou assustada com um grito de dor que não consegui controlar. Às 07:00 saímos de casa e nos dirigimos a maternidade Santa Joana. Às 07:20 fui examinada na maternidade pela enfermeira da triagem e ela disse que eu deveria estar entrando em trabalho de parto e que uma médica iria me examinar. Conversei com a médica e quando ela me examinou levou um susto: já estava com 8cm de dilatação. Foi uma correria só! Entraram em contato imediatamente com minha obstetra e pediram para ela correr. Perguntei se já poderiam me adiantar a peridural e a médica respondeu afirmativamente de imediato. Ao chegar na sala de parto todos já estavam me aguardando: obstetra de plantão, obstetriz, enfermeira e na falta de um, 2 anestesistas. Todos me trataram com muita delicadeza e carinho. Neste momento fui reexaminada e já estava com dilatação completa. Meu marido ainda não havia subido pois ficou arrumando a papelada e aguardando uma tia que ficaria com minha filha mais velha. Quando ele se identificou no balcão disseram para ele correr, todos já sabiam que havia um pai perdido correndo o risco de não ver a filha nascer. Assim que ele chegou fui orientada a fazer força. Nisto já estava anestesiada e com todo o fôlego do mundo. Fiz 2 forças e quando eram 08:15 do dia 21/03/2012 minha bebezinha já estava em meus braços. Emoção indescritível e da maneira mais natural possível. Momentos inesquecíveis!

Acredito que desta vez escolhi uma maternidade mais adequada e com profissionais habilitados para auxiliar as mães no trabalho de parto normal, a maternidade Santa Joana, aonde fui maravilhosamente bem atendida. Não me arrependo, foi um momento maravilhoso e que pude vivenciar com muito mais maturidade e tranquilidade. Minha bebê nasceu pequenina, mas muito saudável!

Não sou contra cesárea, só tinha medo da recuperação, pois já realizei outras cirurgias e geralmente passo muito mal e sinto muita dor. Queria estar 100% logo em seguida para cuidar das minhas 2 filhas, poder dirigir logo e vivenciar este momento sem ter que me preocupar com cortes ou dor.

Recomendo o parto normal, durante meu trabalho de parto ajudou muito o pensamento positivo, ou seja, pensar que era uma dor temporária e com um único objetivo: fazer minha bebezinha nascer! Durante as contrações mentalizava lindas paisagens, cachoeiras, rios, sei que parece ridículo, mas li sobre esta mentalização em um artigo sobre partos naturais e isto me fazia ter uma visão positiva e não ficar pensando só na dor.

Mamães, independente de sua escolha, o importante é sempre acreditar que fez o melhor para ter aquele lindo ser em seus braços.

1 comments:

Larissa G. Serqueira Arruda said...

Nossa que emocionante, tbm vou ganhar no santa Joana, estou muito nervosa e confesso, em duvida entre os dois tipos de parto! Com certeza seu relato me fez repensar bastante a opção do pn, tenho muito receio da recuperação. Não quero ter que ficar recebendo ajuda de todos, sem poder cuidar do meu amor...enfim amanha conversarei bastante com meu GO. Super experiência, obrigada por compatilhar

Post a Comment