Parto Cesaria Por Escolha e Recuperação Pos-Parto

 
 
Nome da mamãe: Lis
Tipo de parto: Cesaria
Idade Gestacional: 39 semanas
Cidade: São Paulo
Maternidade: Hospital e Maternidade Santa Joana  
 
 
 
 
Minha gestação foi bem tumultuada, não parei quieta um minuto, tive um acidente de carro quando estava de 5 meses, bati num poste depois de levar uma fechada, dirigi até o 9º mês, andava muito a pé, pegava trem, onibus metro, carregava peso do supermercado no período em que meu carro foi para o concerto, fiquei com os pés muito inchados, apesar de ter engordado apenas 10 quilos. Não tive enjoos, meu bebe pulava muito, com 3 meses o médico fez um exame errado e não conseguiu ouvir os batimentos cardíacos do bebe (me deixou louca, foi o dia que mais chorei) então decidi comprar um monitor fetal ( muito legal, achei na internet por 99 reais, usava ele de meia meia hora....rsrsr), comprei e troquei e voltei a comprar vários macacões RN (na realidade foram 3 macacões rn os resto eu ganhei mesmo), tive muita espinha mas nenhuma mancha de pele. Comprei várias conchas para fazer bico no seio, muitos cremes para estrias. Inventei que estava tendo contrações só para o médico fazer o parto cesáreo enquanto minha mãe estava aqui em São Paulo, pois ela já estava comigo ha mais de 2 semanas e nada do bebe nascer. Fui para o hospital e disse para o médico que estava sentindo dor nas costas e no pé da barriga, minha surpresa foi em saber que realmente estava com 2 cm de dilatação (mas cá entre nós eu não estava sentindo dor nenhuma, se pudesse esperar iria fácil fácil ter parto normal e sem dor porque na maternidade em que tive meu filho eles dão raqui!!! Eu achei estranho, mas a mocinha que ficou do meu lado na sala de recuperação disse que tomou raqui e o parto foi normal.

Bom enfim, eu tive meu bebe com 39 semanas de gestação no Hospital e Maternidade Santa Joana (excelente maternidade), escolhi essa maternidade porque minha GO disse para dar preferencia para as maternidades que tem UTI Neonatal, mas como prevenção caso o bebe tivesse algum problema e necessitasse de uma UTI ( e não é que precisou mesmo menina, nasceu com icterícia precoce e foi direto pra UTI, chorei muito, nem peguei meu bebe no colo e não mamou em mim, muito triste) Depois de 7 dias internado meu bebe foi pra casa, fiquei na casa da minha sogra por 10 dias, depois fui pro meu apartamento e fiquei uma semana, passados 21 dias, peguei meu carro, meu bebe e umas roupinhas e pé na estrada.... (não recomendo isso pra ninguém eu só fiz porque minha recuperação foi muita boa, mas conversei com algumas amigas que não tiveram a mesma sorte que a minha, então não tentem fazer o mesmo) 
Fazem 2 meses que estou na casa da minha mãe e logo retornarei a minha rotina de faculdade, cuidados com o bebe etc etc...

Então, assim como você eu também procurei na internet de cabo a rabo afim de encontrar relatos de partos. Antes do meu bebe nascer meu desejo era de ter parto normal, mantive essa idéia na cabeça até a 36º semana de gestação. Mudei de idéia por vários motivos e compartilho com você quais foram: 

- Localização da minha residência:

Moro numa região que é transito parado fiquei com medo de entrar em trabalho de parto e ter a criança no meio do congestionamento, não interessa que muitos dizem que temos tempo do momento em que se rompe a bolsa até  o bebe nascer, quem garante que ele ia ficar quietinho lá por  5 horas?

- Papai ausente:

Meu namorido trabalhava do outro lado da cidade (São Paulo), pensa só eu entrando em trabalho de parto e sozinha em casa, ia ter que pagar um táxi pra me levar pro hospital (detalhe: eu moro na zona oeste e a maternidade ficava na zona sul, meu salário todinho iria na corrida né), bem que eu liguei no SAMU para perguntar se eles me levariam pra maternidade que eu havia escolhido - pois tinha convênio - eles me disseram que não que o procedimentos deles é levar para o hospital mais perto da residencia, e de preferencia para o SUS.

- Vovó na sala do parto:

O outro motivo foi o fato da minha mãe morar fora de São Paulo, eu gostaria muito que ela estivesse ao meu lado no momento do nascimento, como parto normal é imprevisível, como iria programar a vinda dela pra cá? Ela teria que deixar meu pai e meu irmão sozinhos por tempo indeterminado, então complicado né! 


- Medo :

E por fim fiquei com medo do parto normal, da dor, das contrações, de ter alguma complicação, do bebe ter dificuldade pra sair, de ficar enrolado no cordão...etc Tudo neura, o médico falou que na US dá pra ver se o cordão está em volta do pescoço do nenê então dava pra evitar, mas quando estamos grávidas ficamos exageradas.

O parto cesárea é bom em termos, o bebe nasce tranquilo sem esforço, mas o problema é o corte demora muito pra cicatrizar internamente. Tem que tomar muito cuidado não pode fazer força, até pra pegar o bebe tem que tomar cuidado. Isso sem falar naquela raqui, muitas disseram que não dói, mas doeu sim. A sensação que a gente fica também é ruim, você não sente a hora do corte nem a bagunça toda que os médicos fazem para tirar o bebe, mas minha mãe acompanhou o parto e disse que é horrível, dizem que eles usam espécie de um pano para secar o sangue e fica um cano tipo aqueles de dentista dentro da barriga, ai você sente uma pressão como se estivessem empurrando alguma coisa dentro da sua barriga, mas é o bebe, eles enfiam a mão dentro da sua barriga para tirar o bebe, coisa de louco mesmo. Mas eu não senti nenhuma dor, só medo. Depois que você ouve o chorinho do bebe, eles levam ele embora e o médico fica lá um bom tempo finalizando a cesárea, fazendo os pontos né. Ai vai pra sala de recuperação por 2h, depois vai pro quarto, o bebe vem em seguida.

Depois que passei por ela foi que me arrependi de não ter tido parto normal. Afinal como eu disse anteriormente, hoje em dia eles dão anestesia para ajudar na hora que passa a cabeça do bebe, então é melhor ter normal o único problema é o tempo em que se fica em trabalho de parto e a dor das contrações, mas a recuperação é bem melhor, e não em corte profundo né. No meu próximo filho vou optar pelo PN se eu tiver condições favoráveis.
 
Com relação aos pontos, no meu foram pontos invisíveis, iguais aos de plástica sabe, o organismo absorve e não precisa tirar. Minha cicatriz está ficando boa, não infeccionou graças a Deus, não senti dor porque eles aplicaram morfina.... e tambem recebia medicamento de hora em hora para evitar a dor, além de medicamentos que ajudavam a eliminar os gases e evacuar. Na primeira vez que fui ao banheiro, fiquei morrendo de medo de doer, mas quer saber, foi a melhor coisa, pois os gases deixavam minha barriga inchada e quando eliminei percebi menor pressão no corte. 

Levei uma calcinha cintura alta que faz uma compressão na região da barriga, marca LIZ, foi difícil colocá-la pois os movimentos ficam restritos né. Até pra tomar banho dá medo, tem que andar bem devagar, ficar com sonda por 12 horas, ai que ruim viu, o legal é que voce faz xixi sem ver.
Quanto as camisolas para usar no hospital, eu aconselho a comprar vestidinho simples, de preferencia na cor escura, assim você não precisa ficar trocando de roupa quando chegar as visitas, camisola só na hora que for dormir mesmo (isso enquanto estiver internada), eu levei 02 camisolas e um penhoar, andei de camisola pelo Hospital porque tinha que ir até a UTI para amamentar o bebe, peguei elevador de camisola nossa todos olham, tudo bem que sabem que voce acabou de ter bebe mas mesmo assim dá vergonha, então é melhor levar um vestidinho... ficar mais tranquila né.

Meu bebe mamou pouco no peito porque ficou internado e lá mamava mamadeira, é claro que ele é muito inteligente e não ia ficar fazendo força pra puxar o leitinho do peito enquanto que na mamadeira ele saia rapidinho.... menino esperto, bom tudo isso pra dizer que não consegui fazer ele mamar no peito e só gastei dinheiro comprando bombas para tirar leite. Conselho: não deixe cair água quente em cima do peito caso seu bebe pegue o peito, pois a água quente produz mais leite ai voce pode ter febre e os seios ficarem extremamente doloridos de tão grandes que ficam....agora por outro lado, caso seu leite fique pouco, joga água quente já que isso ajuda a produzir mais leite, eu fiz isso para meu leite não secar e na esperança do meu bebe pegar o peito, mas não deu mesmo tive que me render a uma mamadeira. Tudo bem, deu tudo certo ele está saudável igual uma criança que só mama no peito- uso aptamil 1 muito bom não prende o intestino.

Pra finalizar, hoje meu bebe fez 3 meses, nasceu com 2860kg e 45 cm, hoje em dia está com 5 quase 6kg e 57 cm. Lindo, tem muita cólica, dorme bem apesar das coliquinhas. Enfim é uma benção.

Espero que meu relato possa ajudar em alguma coisa.
 
 
 

3 comments:

Larissa G. Serqueira Arruda said...

Com certeza ajudooooooou muuuuuito!!! Mas me diga vc fez seu parto com o plantonista ou com seu medico do pré Natal? Tbm vou ter no santa Joana. Super aflita, ainda estou em duvida do parto, mas confesso q a cada vez q vou lendo mais tendo pro pn... Recuperação e tudo mais, só que o medo ainda é muuuito grande! Primeira vez... Obrigada por compartilhar, saúde e muita paz

Unknown said...

amamha completo 39 semanas e vou ao hospital de novo ando sentindo contracaoes mas nao tenho dilatacao nao posso ter prto normal pq tenho 2 cesarias e vou disser quue ate perdi liquido pq to com muita contracao mas o meu é pelo sus entao ate eu pegar um medico com vontade vai ser dificil mas entreg meu dia de amanha mas maos de DEUS ele vai prepera um medico excelente e com vontade de trabalhar pq a de hoje nem remedio pra tirar a minha dor ela deu

Unknown said...

Só estou vendo Relatos Positivos do Parto Cesária e o seu não foi diferentr me ajudou muito Obrigado estou de 4 meses e ja me preocupando com essas coisas mais dar a tudo certo. Parabéns pelo Baby

Post a Comment